Municípios da Região Metropolitana de Curitiba recebem selo SUSAF 19/04/2024 - 14:25

Nesta sexta-feira (19) representantes do Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (COMESP) participaram de uma cerimônia para a entrega do selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). Na oportunidade algumas empresas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e litoral também receberam o selo SISB-POA (Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Com isso as agroindústrias da região passam a ter mais mercado, podendo vender sua produção em todo o estado. Participaram da cerimônia de entrega dos selos o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins; e o gerente regional do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) de Curitiba, Orival Stolf

De acordo com Laís Adamuchio, coordenadora regional do IDR-Paraná, desde o ano passado o Instituto vem assessorando empreendedores da RMC para que as agroindústrias sejam regularizadas. Esse trabalho contou com a participação de representantes das prefeituras, Seab, Adapar e Ministério da Agricultura. A partir desse trabalho, houve uma articulação para que os municípios participantes do COMESP tivessem acesso ao SUSAF e SISB-POA.

“O processo de regularização para os empreendimentos que trabalham com produtos de origem vegetal é mais simples e os produtores podem obter o SIM (Sistema de Inspeção Municipal). Já quem produz bebidas ou produtos derivados do mel precisa do SIF. (Sistema de Inspeção Federal). Para as agroindústrias de produtos de origem animal a opção é o selo da Adapar que permite a comercialização em todo o estado ou o SISB/SIF para a venda para outros estados e exportação”, explicou Laís.

Agora, as agroindústrias dos municípios do COMESP que já têm o SIM podem acessar diretamente o SUSAF, o que amplia o mercado para os empreendedores. “As empresas dos 29 municípios do Consórcio poderão comercializar em toda RMC e litoral, além de outras regiões o estado”, observou Laís. Ela ressaltou ainda que esta ação é estratégica para que os produtores invistam na regularização, tendo em vista um aumento do público consumidor. “A entrega dos selos vai ter um impacto importante porque o SUSAF permite que os empreendedores tenham acesso a novos mercados. Existe um grande potencial a ser explorado, pois a RMC concentra um terço da população do estado”, ressalta Laís. Ela acrescentou ainda que os extensionistas do IDR-Paraná acompanham os produtores familiares em todas as etapas do processo de agroindustrialização, desde a definição da planta baixa da construção, passando pelo aprimoramento do processo de manipulação de alimentos, até o desenvolvimento de rótulos e embalagens dos produtos, atendendo às exigências legais vigentes.

De acordo com Karoline Marques, coordenadora estadual de Agroindústria do IDR-Paraná, o maior ganho da conquista dos selos é o aumento do mercado. "Com o Susaf o empreendedor quebra a barreira de poder vender somente no município. Curitiba, por exemplo, tem uma demanda bem diversificada e com o selo os produtores poderão atender esse público", afirmou. Ela acrescentou que atualmente os extensionistas do IDR-Paraná dão assistência a 78 agroindústrias na RMC, de produtos de origem animal e vegetal.